16 março 2006

16 de Março... um momento da história esquecida!

Num dia que está na minha memória, assim como algumas das pessoas que o tornaram uma marca no Calendário da Liberdade... e porque 1974 parece ter ser uma pequena lembrança para tantos, mas foi "ontem"...
Num dia que se iniciou o que se concluiria no dia 25 de Abril de 1974, aqui fica o testemunho de que só por terem existido esses momentos podemos hoje estar a escrever livremente num blog!
Num dia em que recordo que há 32 anos (não tanto tempo como parece!) existiam neste país pessoas presas e torturadas... apenas por pensarem de forma diferente!

*********************************************

[Foto in www.pedrotochas.com]


"Eh! Companheiro aqui
estou
aqui estou pra te falar
Estas paredes me tolhem
os passos que quero dar
uma e feita de granito
não se pode rebentar
outra de vidro rachado
p'ras duas pernas cortar

Eh! Companheiro
resposta
resposta te quero dar
Só tem medo desses muros
quem tem muros no pensar
todos sabemos do
pássaro
cá dentro a qu'rer voar
se o pensamento for livre
todos vamos libertar

Eh! Companheiro eu falo
eu falo do coração
Já me acostumei à cor
desta negra solidão
já o preto que vai bem
já o branco ainda não
não sei quando vem o vento
pra me levar de avião

Eh! Companheiro
respondo
respondo do coração
ser sozinho não é sina
nem de rato de porão
faz também soprar o vento
não esperes o tufão
põe sementes do teu peito
nos bolsos do teu irmão

Eh! Companheiro vou
falar
vou falar do meu parecer
Vira o vento muda a sorte
toda a vida ouvi dizer
soprou muita ventania
não vi a sorte crescer
meu destino e sempre o mesmo
desde moço até morrer

Eh! Companheiro aqui
estou
aqui estou p'ra responder
Sorte assim não cresce a
toa
como urtiga por colher
cresce nas vinhas do povo
leva tempo a amadur'cer
quando mudar seu destino
está ao alcance de um viver

Eh! Companheiro aqui
estou
aqui estou pra te falar
De toda a parte me chamam
não sei p'ra onde me virar
uns que trazem fechadura
com portas para espreitar
outros que em nome da paznão me deixam nem olhar

Eh! Companheiro
resposta
resposta te quero dar
Portas assim foram feitas
p'ra se abrir de par em par
não confundas duas coisas
cada paz em seu lugar
pela paz que nos recusam
muito temos de lutar."


Eh! Companheiro [Letra: Sérgio Godinho Música: José Mário Branco]

****************************************
O 16 de Março



"O 16 de Março tratou-se de uma acção empreendida pela ala do Movimento dos Capitães afecta ao general Spínola. O Regimento das Caldas da Rainha foi o único que se lançou na aventura do derrube do regime mas tal propósito não vingou. No entanto constituiu teste aos dispositivos de defesa do Governo, fomentou uma corrente de solidariedade entre os oficiais presos e acentuou a necessidade de uma operação militar solidamente organizada.
A tentativa de golpe acreditou na hipótese de uma falência irreversível do aparelho de Estado que se apresentava de forma pouco decente e respeitável, bastando, para tal fazê-lo tremer com um pequeno terramoto.
O país não acreditava que fossem os militares a dar a estocada de morte no Governo, todavia, o 16 de Março estabeleceu o culto militar.
As opiniões acerca do evento são divergentes, porém ele teve o condão de despertar nos portugueses a sensação de que o fim do fascismo urgia e estava próximo.
A partir dessa data só havia uma questão na mente de opinião pública que era o desejo forte de derrubar o regime vigente. A população percebeu que o objectivo do Regimento das Caldas era a implantação de uma nova forma de vida do Estado.
Foi um culto militar, o 16 de Março. Aí começou a reabilitar-se aquilo que até à data fora simplesmente a tropa e passou a denominar-se de Exército. A data pode ser vista como um 25 de Abril honoris causa sem loucura popular, mas como uma loucura a preparar a outra. Os efeitos de adesão que desencadeou valem muito mais do que os bombardeamentos que Vendas Novas não fez."


in http://www.citi.pt/cultura/politica/25_de_abril/16_marco.html


http://www.citi.pt/cultura/politica/25_de_abril/movimento_capitaes.html

Sem comentários: