09 julho 2006

... Toxicodependências ...

E fica um post sobre a "minha área de paixão"...
Falo-vos de pessoas mal amadas, mal apaixonadas, mal amadurecidas, por vezes mal criadas, mal estimadas por si próprias.”
(Luís Patrício)





Não existem causas para a dependência, mas sim factores predisponentes dos quais se destacam: » apelo da publicidade ao consumo dos produtos lícitos, onde a mensagem que prevalece é a de que o uso é igual a bem estar e felicidade imediatos, sem esforço; » existência de uso e/ou abuso de substâncias lícitas (tabaco, álcool, medicamentos) como forma de ultrapassar situações depressivas, de stress, entre outras, por parte dos elementos adultos do sistema familiar e/ou entre os adultos que se constituem como figuras significativos e modelos para as crianças e jovens; » estados de insatisfação, frustração, culpabilidade, depressão, reduzidas expectativas...; » atitudes de passivismo, cepticismo, recusa de valores sociais; » deficits educativos na promoção do sentido crítico, da autonomia, da auto­estima, de uma auto-imagem positiva, do prazer no relação interpessoal, do prazer na comunicação afectiva, da interiorização de valores e normas sociais; » deficits na construção de um projecto de vida exequível, no estipular de objectivos e metas atingíveis...; » sistemas familiares disfuncionais; » insucesso escolar.



Para além dos factores de risco, existem ainda factores facilitadores do consumo e da dependência:» organização social;» valores sociais predominantes (ex. dinheiro, ascensão social);» informação sobre esta temática surge distorcida, tendencialmente com mensagens excessivamente negativas;» banalização do uso de medicação para ultrapassar situações adversas.


E ainda, períodos precipitantes do consumo e da dependência, coincidentes com situações de crise:» adolescência;» a separação de pessoas significativas para o equilíbrio e/ou segurança do indivíduo;» acontecimentos traumatizantes (ex. vitima de violência, de abandono);» acontecimentos frustrantes (ex. desemprego).


**************

Sem comentários: