12 março 2006

CIDADE DE DEUS


"O principal personagem do filme Cidade de Deus não é uma pessoa. O verdadeiro protagonista é o lugar. Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro, no começo dos anos 80.Para contar a estória deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens, todos vistos sob o ponto de vista do narrador, Buscapé. Este, um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a idéia de se tornar um bandido; mas também, inteligente suficientemente para se resignar com trabalhos quase escravos.Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de sentir que todas as chances estavam contra ele, descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, o que foi sua libertação.
Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz a estória acontecer; não é o único que determina os fatos principais . No entanto, não somente sua vida está ligada com os acontecimentos da estória, mas também, é através da sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita."
"A história do filme acontece em três tempos
Final dos anos 60
Buscapé é mais um garoto de 11 anos em Cidade de Deus, um subúrbio do Rio de Janeiro. Um dia ele viu um fotógrafo trabalhando e decidiu que era isso que queria fazer em sua vida. Para Cidade de Deus se mudou Dadinho, um garoto da mesma idade que já sonhava em ser o bandido mais perigoso do Rio de Janeiro. Desde pequeno já revela sua índole. Ele presta serviços para malandros locais. Admira Cabeleira e sua turma, que assaltam caminhões de gás e fazem pequenos assaltos à mão armada. Cabeleira dá a oportunidade para Dadinho matar pela primeira vez. Ele cresce matando.
Anos 70
Voltamos a encontrar os dois protagonistas da história. Buscapé estuda, trabalha ocasionalmente e transita num tênue fio que divide a malandragem e a vida de otário. Dadinho já tem várias mortes nas costas e é um pequeno líder disposto a crescer muito. Percebe que melhor que assaltos, o negócio é o tráfico de cocaína e maconha. A seu modo, resolve organizar esse negócio, que o faz crescer rapidamente.
Início dos anos 80
Buscapé, depois de tentar alguns assaltos frustrados, finalmente consegue arrumar uma câmera e vira fotógrafo, seu sonho de infância. Dadinho também realizou o seu: aos 18 anos virou Zé Pequeno, o mais temido e respeitado traficante do Rio de Janeiro. É a lei em Cidade de Deus. Seus amigos de início de jornada são sua corte. Meninos de 9 a 14 anos são seu exército. Ninguém o desafia até surgir Mané Galinha. Esse cobrador de ônibus vê sua namorada ser violentada e, por vingança, resolve matar Zé Pequeno a qualquer custo. Quando manifesta esse desejo, da noite para o dia, surge um bando de garotos com o mesmo desejo e armas. É a guerra em Cidade de Deus.
O lugar é o verdadeiro protagonista
Mas o filme não é apenas a história desses dois personagens. O verdadeiro protagonista é o lugar: Cidade de Deus. São dezenas de histórias que se cruzam e se entrelaçam, revelando um universo.Histórias de amor, humor e luta. Histórias reais.Cidade de Deus fala sobre personagens e situações que aconteceram de fato no Rio, e é isso que torna o filme surpreendente."
******************************************
Vê-se uma vez, duas vezes... e sempre que se se vê surpreende com algo que não se tinha reparado...

Sem comentários: